Araraquara tem 1º dia da pandemia sem pacientes em UTI com Covid-19

2021-11-11

Araraquara registrou nesta quinta-feira (11) o primeiro dia, desde o início da pandemia, sem pacientes internados com Covid-19 nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) das unidades que compõem a estrutura de enfrentamento à doença — Santa Casa, Hospital São Paulo, Hospital São Francisco, Hospital da Solidariedade (hospital de campanha) e HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense).

São quatro pacientes internados com coronavírus em Araraquara nesta quinta-feira, todos eles em enfermaria. É a primeira vez que as UTIs não possuem pacientes com Covid-19 desde março de 2020, quando a pandemia chegou ao interior do estado de São Paulo e ao município.

O bom índice registrado reflete a vacinação, como explica a secretária de Saúde, Eliana Honain. Com um número alto de vacinados e totalmente imunizados, reduz-se consideravelmente o risco de óbitos e complicações causadas pela Covid-19 e que necessitem de atendimento em UTI.

“Nós temos percebido que os pacientes que têm complicações são alguns pacientes que não receberam as duas doses da vacina ainda ou têm algumas comorbidades muito severas. Alguns pacientes que, infelizmente, vão a óbito acabaram não tomando nenhuma dose de vacina”, explica a secretária de Saúde, Eliana Honain.

“Isso significa que nós temos transmissão de coronavírus no município. Todos os dias, nós temos casos confirmados, mas a diminuição do agravamento é reflexo da grande taxa de vacinação. Isso é reflexo do esforço de todos os trabalhadores da Saúde, mas, principalmente, da conscientização da população, que fez essa adesão à vacinação”, complementa Eliana.

Segundo o Vacinômetro do Governo do Estado, Araraquara já aplicou, até a tarde desta quinta-feira, 399.305 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo que 198.892 pessoas tomaram a 1ª dose (83% da população) e, destas, 179.171 pessoas estão totalmente imunizadas com 2ª dose ou dose única (75% da população). Vale lembrar que estão sendo vacinadas as pessoas acima de 12 anos.

Entre os já totalmente imunizados, 21.242 pessoas também receberam a 3ª dose/dose adicional.

Para mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19 em Araraquara, acesse o site da Prefeitura: www.araraquara.sp.gov.br.

 

Fonte: Prefeitura de Araraquara

 

Anuncie no Portal Araraquara!
Confira as vagas disponíveis no PAT de Araraquara!
A melhor forma de descartar o lixo eletrônico é levar na Casa Cairbar.
Veja os concursos públicos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.
Veja os processos seletivos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.