Projeto Bento Aberta será lançado no dia 29 de agosto

2021-08-18

As manhãs de domingo contarão com uma nova opção de lazer para os araraquarenses. O projeto "Bento Aberta", que será lançado no próximo dia 29 de agosto, consiste em fechar o trânsito de um trecho da Avenida Bento de Abreu, entre a rotatória da CTA e rotatória do Monumento do Soldado Constitucionalista, para que as pessoas, seguindo medidas de segurança sanitária, possam ocupar o trecho com atividades esportivas e de lazer que não gerem aglomerações. Também haverá algumas atrações com artistas de rua.   

A novidade foi anunciada em uma live transmitida na noite desta terça-feira (17) pelo Facebook da Prefeitura de Araraquara, onde foi divulgada a programação de eventos que marcarão o aniversário de 204 anos da cidade, que será comemorado no próximo domingo, 22 de agosto.

Durante a live, a secretária de Cultura, Teresa Telarolli, falou sobre o conceito da iniciativa, que visa uma proposta parecida com a que ocorre na Avenida Paulista, em São Paulo. "É uma delícia esse projeto. É um projeto que vem sendo acarinhado por nós, pela gestão da Cultura, pelo governo Edinho, pelo conjunto do governo, porque ele traz algo de inovador para a cidade de Araraquara. Ele restabelece a questão da intimidade de cada cidadão com a sua cidade. A via será aberta para a família, para as pessoas passearem, fazerem disso uma programação familiar saudável, afetuosa, de apropriação da cidade", avaliou.

Ela explicou que, a princípio, por conta dos protocolos de prevenção à Covid-19, a atividade não contará com tantas atrações, o que mudará com a evolução da situação epidemiológica da cidade. "Nesse primeiro momento, teremos algumas pouquíssimas atrações, sempre priorizando a questão do distanciamento e as cautelas todas que o momento sanitário nos exige. Mas teremos algumas apresentações de malabares, algumas aulas abertas de dança e o esporte também vai levar uma aula aberta, tudo com muita cautela, com muito cuidado. É um projeto embrionário, vamos lançar no dia 29 com todos os cuidados, com toda a segurança, mas é um projeto em movimento, ou seja, conforme as condições forem permitindo, a gente vai ampliando e ordenando uma ocupação muito legal. Tenho certeza de que cada cidadão vai adorar esse projeto, que é muito lindo", assegura Teresa.

O prefeito Edinho comentou que o projeto está nascendo e que ainda será aperfeiçoado. "A princípio será um trecho pequeno, pois não queremos tumultuar a vida dos comerciantes, embora no horário das 7 ao meio dia, achamos que não terá tumulto nenhum. Vamos organizar a vida dos comerciantes, vamos fazer um pequeno desvio no trânsito naquele trecho, mas fazer com que aquele trecho seja um trecho de lazer, porque se nós prestarmos atenção na Bento nos finais de semana, nas calçadas tem muita gente fazendo atividades, atividades físicas, passeando ou levando o cachorro", ressalta.

Ele também enalteceu o conceito de abranger os artistas de rua no projeto. "Vamos fazer uma experiência na Bento de Abreu e queremos que essa experiência dê certo. Vamos estimular um projeto cultural com os artistas de rua, que ficam nos sinais, fazendo suas apresentações. Nós queremos trazer esse artista para dentro das atividades culturais do município, então será uma experiência com atividades culturais, atividades esportivas, atividades de lazer. Estou muito feliz que nós tenhamos conseguido fazer com que a programação do aniversário de Araraquara contasse com um ensaio como esse, que será um projeto perene, continuado, e que vai certamente crescer muito na nossa cidade", concluiu Edinho.

 

Fonte: Prefeitura de Araraquara

 

Anuncie no Portal Araraquara!
Confira as vagas disponíveis no PAT de Araraquara!
A melhor forma de descartar o lixo eletrônico é levar na Casa Cairbar.
Veja os concursos públicos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.
Veja os processos seletivos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.