Meio Ambiente retoma a Campanha de Resíduos Eletroeletrônicos

2021-10-25

A Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o DAAE, Casa Cairbar Schutel e Coletivo Lixo Zero Araraquara, realiza neste sábado (30), a 10ª Campanha de Coleta Seletiva de Resíduos Eletroeletrônicos. A campanha será realizada das 8hs às 12hs, na Praça Pedro de Toledo, situada na região central do Município e fará parte de uma das ações da II Semana Lixo Zero.

Aqueles que possuírem resíduos eletroeletrônicos como: Aparelho Celular, Baterias, Cabos e Carregadores, Caixa de som, Calculadoras, Cartucho, Toner, CD-ROM, CPU, DVD, Estabilizador, Fotocopiadora, HD, Impressoras, Monitor, Mouse, No Break, Placa de Rede, Placa de Vídeo, Placa Mãe, Processador, Teclado, Fax e Aparelho telefone, DVD, Microondas, Scanner, Ventilador, Liquidificador, TV, Freezer e Geladeira, que não utilizam mais e, querem dar um destino ambientalmente correto, devem levá-los até a Praça Pedro de Toledo para que sejam coletados e destinados corretamente.

Segundo Valter Iost, Gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, essa será a décima Campanha realizada no Município e, somando o peso de todas as outras realizadas anteriormente, já foram coletados, aproximadamente 40 toneladas de resíduos eletroeletrônicos. “Com o avanço da vacinação e a retomada das atividades de campo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade está programando outras campanhas em diferentes regiões do município”.

 

Por que fazer o descarte dos resíduos eletrônicos de forma correta? 

A preocupação ambiental em relação ao lixo eletrônico vem crescendo muito ultimamente, em todo o mundo, pois este tipo de resíduo quando descartado de forma incorreta acaba liberando substâncias tóxicas, que contaminam o solo e consequentemente pode atingir o lençol freático e poluir regiões inteiras.

O avanço acelerado do desenvolvimento tecnológico encurtou o ciclo de vida dos equipamentos de informática, gerando assim, uma enorme quantidade de resíduos, que na maioria das vezes, não está tendo um destino adequado.

Quando destinado ao aterro sanitário controlado ou a lixões, os resíduos eletrônicos liberam substâncias químicas, como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio, estas penetram no solo e atingem os lençóis freáticos. A utilização da água dos lençóis contamina animais e plantas utilizados na nossa alimentação. Dessa maneira, podemos nos contaminar através da ingestão desses alimentos e da água. As consequências vão desde uma simples dor de cabeça e vômito até complicações mais sérias, como comprometimento do sistema nervoso e surgimento de diversos tipos de cânceres.

 

Por que a Casa Cairbar Schutel está nessa campanha?

A Casa Cairbar, possui o projeto de Oficina de Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos, dando um importante passo em prol do meio ambiente e da reabilitação psicossocial de seus assistidos. Os benefícios envolvidos nessa importante campanha serão:

- Benefício Financeiro: o projeto representará para Casa Cairbar Schutel um aumento considerável da receita através da desmontagem e comercialização dos produtos extraídos dos aparelhos, de modo a transformar resíduos em recursos.

- Benefício Ambiental: ajuda a diminuir a pressão sobre os bolsões de entulho e aterro sanitário.

- Benefício social: beneficiará na geração de rendas aos pacientes selecionados para o referido trabalho, bem como para sua dinâmica familiar, ensinando-lhes uma nova profissão e, consequentemente, a possibilidade de reintegração ao mercado de trabalho. A reabilitação em saúde mental permite que o paciente receba tratamento através da equipe multidisciplinar e, possibilidade de trabalho e geração de renda proporcionando estabilidade e equilíbrio psíquico. Estas ações têm como principais objetivos: a diminuição significativa do processo de reinternação psiquiátrica, a inclusão social pelo trabalho e renda e, acima de tudo o exercício da cidadania, caracterizando-se assim, melhor qualidade de vida a este indivíduo.  

 

Fonte: Prefeitura de Araraquara

 

 

Anuncie no Portal Araraquara!
Confira as vagas disponíveis no PAT de Araraquara!
A melhor forma de descartar o lixo eletrônico é levar na Casa Cairbar.
Veja os concursos públicos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.
Veja os processos seletivos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.