Copa SP será realizada na Via Expressa neste domingo (22/08)

2021-08-19

A 1ª etapa da Copa Paulista de Ciclismo da temporada com a disputa do troféu “Anésio Argenton”, que será realizada neste domingo (22 de agosto), na Avenida Maria Antônia C. de Camargo, ou Via Expressa, também marcará os 204 anos de fundação de Araraquara, entre as outras festividades. A equipe da Fundesport participará desta competição com 12 ciclistas – oito do sexo masculino, e quatro do feminino.

A prova, cuja 1ª bateria terá largada às 9h30, em um trecho de 3,6 quilômetros da Via Expressa - da rotatória do Posto Pirâmides até embaixo do Terminal de Integração -, tem inscrições abertas até esta sexta-feira (20), por meio do site www.ticketbr.com.br. Outras informações podem ser obtidas no site www.fpciclismo.org.br. A 2ª bateria terá largada às 13h30.

O técnico da equipe da Fundesport e também ciclista, João Mantovani, reitera que a 1ª etapa de Araraquara deverá atrair diversos atletas e equipes de todo o Estado de São Paulo e do Brasil, já que este momento é de retomada das disputas esportivas, interrompidas há cerca de um ano e meio em virtude da pandemia.

A realização da Copa São Paulo de Ciclismo em Araraquara é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Fundesport, com organização da GT Eventos Esportivos, supervisão da Federação Paulista de Ciclismo e patrocínio da Sodbike, roupas e acessórios para ciclismo.

A equipe da Fundesport terá apoio da Nacional Bikes e também da Probiótica, referência em nutrição e suplementos esportivos, que distribuirá brindes no final da prova aos primeiros colocados.

 

Homenagem especial

A Copa São Paulo de Ciclismo 2021, considerada um dos principais campeonatos de ciclismo por etapas do País, é realizada em Araraquara desde 1998 em homenagem ao maior ciclista brasileiro para provas de velódromo de todos os tempos, Anésio Argenton.

A história e a carreira do homenageado foram imortalizadas com o documentário “A Volta ao Mundo de Anésio Argenton”, dentro do Projeto ‘Memórias do Esporte Olímpico Brasileiro’ do canal ESPN/Petrobrás.

Todo o levantamento histórico da vida e carreira de Argenton foi realizado desde os anos de 1990 por um dos diretores do Campeonato de Ciclismo, Alessandro Giannini.

Entre outras conquistas, Anésio foi detentor da única medalha de ouro do ciclismo brasileiro em Jogos Panamericanos, a de 1959, em Chicago (EUA). Também obteve o melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas, com a 5ª colocação em Roma (Itália), em 1960, na prova de velocidade individual.

O ciclista que nasceu em Boa Esperança do Sul, em março de 1931, viveu com a família em Araraquara até 2011, ano em que faleceu, aos 80 anos.

 

 Fonte: Prefeitura de Araraquara

 

Anuncie no Portal Araraquara!
Confira as vagas disponíveis no PAT de Araraquara!
A melhor forma de descartar o lixo eletrônico é levar na Casa Cairbar.
Veja os concursos públicos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.
Veja os processos seletivos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.