Inscrição para recenseador do IBGE termina nesta sexta (19)

2021-03-18

Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para inscrições ao processo seletivo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que oferece em Araraquara 224 vagas temporárias para interessados em trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021.

As inscrições podem ser feitas no site do Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos e o edital completo está disponível no link https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR.

Para concorrer a recenseador o candidato deve ter nível fundamental completo e a remuneração será feita por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas. Será considerada a taxa de remuneração de cada setor censitário o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

A taxa de inscrição é de R$ 25,77 e pode ser paga via internet ou em qualquer banco. As provas objetivas serão aplicadas presencialmente no dia 25 de abril, seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19, e o resultado final dos aprovados será divulgado em 27 de maio.

Vale ressaltar que as vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE.

 

Censo 2021

O Censo 2021 será realizado entre agosto e outubro deste ano em todo o Brasil. Cerca de 213 milhões de habitantes, em aproximadamente 71 milhões de endereços, serão visitados por mais de 180 mil recenseadores nos 5.570 municípios do País.

A pesquisa revelará, entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento.

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios brasileiros.

 

Fonte: Prefeitura de Araraquara

 

Anuncie no Portal Araraquara!
Confira as vagas disponíveis no PAT de Araraquara!
A melhor forma de descartar o lixo eletrônico é levar na Casa Cairbar.
Veja os concursos públicos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.
Veja os processos seletivos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.