Araraquara tem plataforma para consulta de resultado do exame Covid

2021-06-18

Por meio de uma parceria entre a Gerência de Informação e Tecnologia, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria Municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, a Prefeitura de Araraquara passou a disponibilizar nesta sexta-feira (18), uma plataforma para população consultar os resultados dos exames realizados para diagnóstico da COVID-19.

Para consultar o resultado basta o munícipe acessar o site (http://sistema.araraquara.sp.gov.br/resultadocovid/ ), preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. Além de garantir a confidencialidade das informações e proteção de dados pessoais e sensíveis, o termo obedece a Política Nacional de Proteção de Dados do Sistema.

A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Talitha Martins, ressalta que a plataforma foi criada visando facilitar o acesso dos usuários aos resultados de exames e propiciando o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais brevemente possível. “Assim evitaremos o trânsito desnecessário de pessoas pelo município, já que o distanciamento social continua sendo uma medida muito importante no combate à disseminação da doença”.

Cabe destacar que o site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame. Confira o que fazer diante do resultado exame:

 

DETECTÁVEL OU POSITIVO

Este resultado indica que, no momento da coleta, foi encontrado o vírus Sars- CoV -2 (COVID-19) na sua fase ativa, e você pode transmiti-lo a outras pessoas, independentemente de estar com sintomas ou não. Você e sua família devem ficar em isolamento por 14 dias, a partir da data de início dos sintomas, e aguardar a visita da Vigilância Epidemiológica em sua casa. Após o término do isolamento, por um período de até 90 dias, não deve ser repetido o exame, esse possivelmente pode positivar novamente devido a fragmentos do vírus permanecerem em seu organismo. Em caso de sintomas dentro desse período, o usuário deve procurar atendimento médico e relatar o ocorrido com o resultado do teste em mãos. Caso apresente febre, tosse persistente ou falta de ar durante o período de isolamento, procure atendimento médico imediatamente.

 

NÃO DETECTÁVEL OU NEGATIVO

Este resultado indica que, no momento da coleta, é possível uma ausência da infecção. Caso os sintomas persistam ou piorem, há necessidade de reavaliação médica, com o resultado do exame em mãos. O médico avaliará a necessidade de recoleta no período do terceiro ao sétimo dia de sintomas. Mesmo com resultado negativo, continue se cuidando e protegendo sua saúde e de sua família com higienização correta, uso de máscaras e distanciamento social. 

 

Fonte: Prefeitura de Araraquara

 

Anuncie no Portal Araraquara!
Confira as vagas disponíveis no PAT de Araraquara!
A melhor forma de descartar o lixo eletrônico é levar na Casa Cairbar.
Veja os concursos públicos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.
Veja os processos seletivos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.