Posto Sebrae Aqui é inaugurado no Paço Municipal

2021-12-01

A sala de reuniões da Prefeitura de Araraquara sediou nesta quarta-feira (1) a cerimônia de inauguração do posto de atendimento Sebrae Aqui no Paço Municipal. A solenidade respeitou os protocolos de prevenção ao coronavírus e foi transmitida ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.

Fruto da parceria do Sebrae São Paulo com a Prefeitura de Araraquara, o Sebrae Aqui é um programa que oferece atendimentos aos potenciais empreendedores e também a empreendedores já atuantes através de orientação individual e direcionamento a treinamentos e ferramentas do Sebrae para o fomento de pequenos negócios locais.

Em sua fala, o prefeito Edinho exaltou a necessidade de fortalecer e orientar as pessoas que buscam empreender neste momento. "Essa é uma missão que faz toda a diferença para o pequeno empresário. Temos que ter sensibilidade com o pequeno, com o empreendedor, para aquele que quer começar o seu negócio ou mesmo empreender diante de uma adversidade da vida. Muitas vezes as pessoas começam a empreender porque se encontram em uma situação muito difícil", pontuou. "O Sebrae aqui é mais uma parceria que a Prefeitura tem para que possamos facilitar a vida daquele que efetivamente só tem o Sebrae para bater na porta. As parcerias que são boas nós temos que trabalhar para que sejam perenes", acrescentou o prefeito.

Na parceria, o Sebrae fornece a infraestrutura (móveis, treinamento e suporte) e a Prefeitura disponibiliza o espaço físico e os funcionários. Entre os serviços oferecidos estão orientações sobre abertura e melhoria de empresas (MEI, ME e EPP), serviços do MEI, palestras, oficinas e cursos.

Além de facilitar o acesso dos empreendedores aos produtos do Sebrae, o projeto tem como objetivo fortalecer a rede empreendedora do Estado de São Paulo, criando um ambiente favorável à abertura e ao crescimento de empresas, melhorando a economia local e a qualidade de vida da população. A iniciativa, voltada à promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável, já conta com a parceria de aproximadamente 230 prefeituras, 130 associações comerciais e outras 114 organizações que apoiam o fomento ao empreendedorismo.

 

Parceria de sucesso

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, falou sobre a importância da parceria da Prefeitura com o Sebrae. "Para nós é muito gratificante estarmos nessa parceria com o Sebrae e também com todo o sistema S, com o Sindicato do Comércio Rural e com todos os envolvidos. Isso demonstra a união que nós temos, cada um no seu setor, cada um na sua condição, cada um colocando a sua situação. O Sebrae Aqui é um serviço fundamental para o atendimento e orientação técnica. O Sebrae é uma instituição muito forte para o desenvolvimento econômico. Para nós da Prefeitura, ter uma unidade do Sebrae no nosso prédio é motivo de muita felicidade", justificou.

O gerente do escritório regional do Sebrae Araraquara, Luiz Andia Filho, também enalteceu as iniciativas que visam aproximar o órgão da população. "Estreitamos demais os laços com o Sistema S e isso trouxe um resultado imenso. Além do Senai e do Senac, tivemos também o Sindicato Rural, com muitas atividades, e que proporcionou que chegássemos mais próximos da população e principalmente da população que precisa, da população que muitas vezes está excluída da renda. Estamos levando para eles alternativas de ganho, de sustento", destacou.

Em uma mensagem em vídeo exibida na cerimônia, o diretor superintendente do Sebrae São Paulo, Wilson Poit, revelou que até o final deste ano o órgão estará presente em todos os municípios do estado e reforçou a importância de sua atuação. "Estamos cada vez mais ampliando essa rede no estado de São Paulo para que as pessoas que mais precisam tenham esse contato mais próximo do Sebrae, através dos consórcios municipais, da ajuda das prefeituras. O Sebrae tem um propósito de vida muito legal, que é de ajudar as pessoas a tirarem as ideias do papel, seja para aquelas pessoas que querem começar um negócio agora, para aqueles empreendedores por necessidade, que perderam o trabalho e querem criar seu próprio trabalho, ou até mesmo para aquelas empresas que vêm andando de lado já há algum tempo", salientou.

Quem também enviou seu recado por vídeo foi Tirso Meirelles, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae São Paulo. "Nós, que somos municipalistas, adoramos trabalhar junto ao município porque as pessoas moram no município, para que todos nós juntos, município, executivo, legislativo, e todo mundo da sociedade possamos desenvolver projetos que gerem emprego e renda com o empreendedorismo, especialmente neste momento em que vocês passam a integrar a maior e mais inovadora rede de atendimento aos empreendedores de pequenos negócios, uma rede que vai oferecer soluções inovadoras aos seus cidadãos, soluções que promovem a produtividade e o crescimento sustentável", mencionou.

Ivo Dall'Acqua Júnior, vice-presidente da Federação do Comércio, também elogiou o auxílio a quem quer crescer ou criar seu próprio negócio. "Quero saudar todas as entidades que têm como foco o desenvolvimento de educação social, formação e, especialmente no caso do Sebrae, informação e entrega de conteúdos e competências para o empreendedor", explanou.

Guilherme Campos, diretor de administração e finanças do Sebrae São Paulo, também valorizou o propósito da iniciativa. "O Sebrae está com um pique muito forte no sentido de estar presente nos municípios, estar junto às entidades que compõem os municípios, dando sua contribuição, e o Sebrae Aqui é uma parcela dessa sua contribuição. Nós temos a grande missão que pode ser muito resumida, que é cuidar daquelas pessoas que são empreendedoras, que têm ou querem ter os seus próprios negócios. Simples assim", articulou.

 

Fonte: Prefeitura de Araraquara

 

 

Anuncie no Portal Araraquara!
Confira as vagas disponíveis no PAT de Araraquara!
A melhor forma de descartar o lixo eletrônico é levar na Casa Cairbar.
Veja os concursos públicos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.
Veja os processos seletivos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.