Araraquara recebe o Selo de Cidade Verde da FETPESP

2021-08-04

Nesta quinta-feira, 5 de agosto, Araraquara receberá o Selo de Cidade Verde, que é conferido pela FETPESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), por meio do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. A solenidade de reconhecimento está marcada para às 8h30 no Sest Senat, que fica Centro Empresarial e Industrial Omar Maksoud, em Araraquara. Serão respeitadas todas as recomendações das autoridades sanitárias no combate à Covid-19, como o uso de máscara obrigatório e distanciamento.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, exalta a importância do Selo para a cidade. "É com grande alegria que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade recebe esta notícia. Essa premiação valoriza as empresas que trabalham de forma adequada em nosso município e também revela, por um órgão externo de fiscalização e de certificação, que no município as medidas de fiscalização e monitoramento estão sendo tomadas de forma correta", explica.

O secretário acrescentou que a busca pela qualidade do ar é uma das prioridades da pasta. "As empresas contratadas são anualmente informadas sobre a necessidade da manutenção adequada dos seus veículos para redução da poluição e a emissão de gases poluentes. Através da fiscalização ambiental, também é realizado o monitoramento da emissão de gases poluentes de toda a frota municipal e também da frota locada e das empresas terceirizadas que trabalham no nosso município. Esse sim é um sinal de que estamos no caminho correto da sustentabilidade e da qualidade do ar em nosso município", completou Porsani.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araraquara, Damiano Neto, comemorou a premiação da cidade. "O Selo de Cidade Verde é uma conquista de Araraquara e um reconhecimento por todo o trabalho que foi feito na cidade no que diz respeito à poluição. Esse selo mostra a preocupação que temos na cidade com a questão do meio ambiente, que envolve tudo", destacou.

O evento contará com a presença do presidente da FETPESP, Mauro Artur Herszkowicz, e autoridades locais como o presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro, e o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

 

Despoluir

Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir é um grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos voltados para um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.

Em Araraquara, foram vistoriados, entre 2020 e 2021, 338 ônibus (urbanos, intermunicipais e rodoviários) das quatro empresas que operam na cidade, sendo que 326 veículos foram aprovados (96% da frota aferida).

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, criado há 14 anos, já realizou, no Brasil, mais de 3 milhões de avaliações veiculares, atendendo mais de 55 mil transportadores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, com a redução de custos para as empresas e com a adoção de procedimentos mais limpos.

 

Fonte: Prefeitura de Araraquara

 

Anuncie no Portal Araraquara!
Confira as vagas disponíveis no PAT de Araraquara!
A melhor forma de descartar o lixo eletrônico é levar na Casa Cairbar.
Veja os concursos públicos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.
Veja os processos seletivos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.