Vacinação contra a gripe está liberada para a população em geral

Tuesday, 21 de June de 2022

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir desta quarta-feira (22), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influeza) passará a atender a população em geral do município, a partir dos 6 meses de idade.

Desde o início da campanha desde ano, a Saúde vem seguindo o calendário vacinal do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, atendendo públicos prioritários, entre eles idosos, profissionais da Saúde e da educação, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas, entre outros.

De acordo com os números da Secretaria Municipal de Saúde. A adesão à vacina contra a gripe hoje no município está em 44%, em média. O público com maior adesão é o de idoso, em 48%, e os menores é o de gestantes, em 25%, e puérperas 19%. A meta é 90%.

A partir de amanhã, qualquer pessoa que quiser receber a vacina contra a gripe pode procurar uma das unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

A vacina utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan (SP) e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela pode ser tomada junto com a vacina da Covid-19.

Nesta campanha, a imunização contra a gripe protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

A vacina é segura e é a forma mais eficaz de prevenção da gripe, protegendo as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. Ela evita casos graves e óbitos por gripe.

 

SERVIÇO

A PARTIR DE 22 DE JUNHO

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Aberta à população em geral, a partir dos 6 meses de idade

Onde: Todos os postos de saúde do município das 8 às 15 horas.

 

Fonte: Prefeitura de Araraquara

 

Anuncie no Portal Araraquara!
Confira as vagas disponíveis no PAT de Araraquara!
Veja os processos seletivos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.
Veja os concursos públicos que estão acontecendo em Araraquara e cidades da nossa região.
Saiba como descartar as lâmpadas fluorescentes de forma correta em Araraquara. A cidade possui três pontos de coletas.